quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Para sempre professor...

Lembro-me do meu primeiro dia de aula na faculdade, bendita aula inaugural. Aqueles rostos novos e um pequeno medo, que não definiria como medo, ansiedade talvez. O fato é que sentada nas cadeiras mais próximas ao fundo, e já conversando com alguns novos colegas de classe, vi aquele rapaz loiro, com cabelinho arrumadinho e uma blusa azul que contrastava com a cor da pele. Mal sabia que aquele era Leandro Colling, meu novo professor de Técnica de Reportagem.
Com o tempo descobri que Leandro, ou Mr. Colling como aprendi mais tarde, não era um professor qualquer. Era uma mistura de rigidez, “pitis”, sinceridade, honestidade e perfeccionismo.
Nas nossas primeiras aulas aprendemos a fazer o famoso lead. E, em quase todos que eu fazia vinha a seguinte observação: ATA. Nossa! Eu vivia para ganhar um B nesse maldito lead. Até que já no fim do semestre, quando ele já devia estar com pena, ganhei um B que foi o suficiente para ganhar o dia. E o elogio que recebi na primeira reportagem que fiz para ele?!Fui ao céu e voltei quando ouvi ele dizer:

- Mas...precisa consertar isso e isso e isso...

Assim era minha relação com Leandro. Aprendi a admirá-lo por seu talento e profissionalismo, e respeitá-lo por suas críticas sempre bem feitas.

Sempre o via dessa forma, como alguém inatingível, o jornalista que “queria ser quando crescesse”. O pico do 1º semestre foi quando Leandro, no último dia de aula, pediu desculpas a turma pelo jeito “grosso” às vezes, e disse ser por causa de problemas pessoais, aí eu pensei, imagina ele sem nenhum estresse...deve ser show!E é!

Comprovei isso nesse 3º semestre quando peguei Redação III com ele. A matéria em si já tem um estilo descontraído, com Leandro ensinando de cabelo “espetado”, as aulas se tornaram as mais esperadas da semana, exceto quando tinha entrega de trabalhos.

Eis que chega a notícia que eu não esperava e muito menos desejava: Mr. Colling vai sair da faculdade. Pegou-me de surpresa e foi o suficiente para me deixar “cabisbaixa” o resto da semana.

Difícil não abusar dos clichês para falar dele. Meu exemplo, meu estímulo quando pensei seriamente em desistir, quem me dava força para fazer cada vez melhor e me mostrou que eu posso fazer melhor. Quem me ajudou a escolher um caminho a seguir. Assim é meu eterno professor, pois para sempre eu vou levar comigo tudo o que aprendi inclusive a fazer o trabalho a que fui designada a fazer:

- Se quiser ser repórter, SEJA repórter!

5 comentários:

VouParaLua disse...

Que professor consegue a proeza de ter alunos que esperem a semana passar para chegar sua aula, "né"? Ou que deliciem suas palavras a ponto de não desgrudar os olhos de suas falas, "né"?
Só um professor de verdade, "né" ? E digo com firmeza que até hoje tive poucos.
Leandro, obrigada pelo aprendizado, mesmo que este tenha vindo acompanhado de muitos "xiliques"

Nunca esquecerei do professor que no final de suas falas sempre deixava escapar um "né? e uma lição.

Beijos,
Sucesso!
Arysa

Thaís Bittencourt disse...

Dri...to sem palavras pra escrever mais do: ta lindooooo, show!!

Leandro Colling disse...

queridas, muito obrigado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Poxa, gente... de fato, Leandro Colling é O PROFESSOR. Acho que tudo o que a colega falou foi pouco diante da riqueza em conteúdo e, principalmente, vontade de levar em frente que essa pessoa maravilhosa tem. Ele é, sim, o nosso eterno professor, mestre e doutor! Tenho o prazer de dizer: Aprendi muito com Leandro Colling. Sucesso na vida, viu? Sorte de quem te aguarda!
Beijos,
Magda Melo.