quarta-feira, 12 de setembro de 2007

¼

Karina Oliveira
Abre-se a porta de madeira com 2 metros de altura por 70 de largura. As paredes azuis e o teto branco, que presenciaram vários momentos de tristeza, alegria, surpresa e apreensão, podem ser observados delimitando o espaço físico do quarto. Mas os sonhos, planos e fantasias nele construídos não têm fronteiras, vão muito mais além do que aquelas estruturas de bloco e cimento (paredes)
Ao entrar no local, pode-se observar do lado direto, um guarda-roupa padrão mogno, com cinco portas e três gavetas. Que guarda muito mais que roupas e sapatos. Através desse pode-se descobrir gostos e manias de sua dona, revelar um pouco da sua personalidade.
Posicionadas verticalmente (com relação ao guarda-roupa), foram dispostas milimetricamente duas camas de solteiro, com detalhe em sua cabeceira que lembram um formato de leque. Uma paralela a outra. Deixando o ambiente, com aproximadamente 16 metros quadrados, aconchegante.
À esquerda esta a cortina azul de 2,80 de altura com detalhes em branco, que impede temporariamente a luz irradiada pelo sol de transpor o vidro transparente da janela de alumínio com 1,20 de altura por 80 de largura, no centro da parede de frente para o guarda- roupa. Nesse momento, a claridade do ambiente fica por conta da lâmpada amarela, que em alguns momentos não favorece a iluminação do local, onde vitórias são festejadas e derrotas choradas.
Um móvel de madeira escura, antes utilizado para guardar uma máquina de costura, ganha nova utilidade, virou depósito de livros, apostilas e caderno de uma estudante de jornalismo.
Quanto ao pouco espaço que resta, deixa a mostra o chão coberto pelo piso amarelinho-claro, com desenhos marrom formando uma interessante figura em forma de flor.
Apesar do quarto não ter luxo e abrigar somente o necessário, consegue proporcionar uma calma que nenhum outro lugar pode oferecer. Transformando-se muitas vezes em refúgio, esconderijo e local de encontros. A sensação de proteção e aconchego proporcionada pelo ambiente é indescritível. A impressão que o local passa, é que depois que a porta é fechada, tudo de ruim fica do de fora e, nada de mal pode acontecer naquele mundo, tão infinito e particular.

Nenhum comentário: