segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O quarto do meu tio

DANUTTA RODRIGUES

750 cd´s, 150 fitas de vídeo, 200 dvd´s, e aproximadamente 500 fitas cassetes; o quarto do meu tio é uma verdadeira relíquia áudio-visual. Ao som do tic tac dos mais de 40 despertadores que ele coleciona, as bandeiras do Bahia e do Palmeiras enfeitam o quarto que é mais um refúgio para esse “cinqüentão” extremamente misterioso. O quadro de pano de uma índia do Pará com o filho no colo e um relógio em forma de pneu, respectivamente pendurados em uma das paredes azuis do local, complementam a decoração diversificada do ambiente.
A cama localizada no centro do aposento, quase não deixa espaço para transitar entre os poucos metros quadrados que o lugar possui. À direita da cama tem uma estante que além de abrigar os mais de 30 potes de sorvete reaproveitados, usados para guardar os seus mais variados pertences, ainda possui um som grande e preto que só funciona AM/FM.
Dotado de mais três estantes dentro desse pequeno local, meu tio ainda coleciona as mais diversificadas latas de alumínio, garrafas plásticas, carrinhos de brinquedo e entre outras coisas que ele inventa para colecionar. Até sacola de papelão tem seu lugar no quarto que mais parece a casa do Snoop, visto de fora aparenta não caber nada, porém quando você entra, parece que está entrando em um outro mundo. Lá é capaz de você se deparar com as mais esquisitas manias de um colecionador nato.
Como se não bastasse o pouco espaço e a quantidade de estantes e pequenas coisas que o lugar possui, ainda tem um baú que ele usa para guardar mais uma de suas coleções: a de sacolas de viagem. Para completar o cenário visualmente poluído, porém extremamente interessante, ao lado da cama tem uma cadeira plástica com uma almofada do Bahia, onde meu tio todos os dias, como num ritual, senta-se e estira suas pernas num outro banco alocado no local. Ao som do seu rádio de bolso e com uma tranqüilidade oposta ao cenário do quarto que construiu ao longo do anos, o “cinquentão” se diverte com as piadas feitas a respeito do seu quarto.

Nenhum comentário: