terça-feira, 11 de setembro de 2007

FAZENDA LAPA DOCE

Rafaela Lima
Lapa doce é uma encantadora mistura de beleza e mistérios. Sonho que não temos vontade de acordar, apenas aproveitar ao máximo tudo que ele nos proporciona.
Relaxar, se divertir de forma mais calma, aproveitando suas águas e grutas que não são estreitas e uma temperatura amena. A também diversão para quem gosta de adrenalina; visitar as grutas escuras onde muitas vezes só pode passar um de cada vez, por de baixo da água e sem luz; pular da tirolesa - corda de aço que fica de um lado a outro do rio, a pessoa é pendurada nela através de um suporte indo de um trampolim ate à água – a altura é coisa de louco, mas nada que não possa suportar.
A gruta mais famosa tem o mesmo nome da fazenda Lapa Doce. Ela
nos faz sentir pequeninos perante sua grandiosidade. É preciso descer “escadas”, onde colocaram corrimãos de madeira. A decida é entorno de 70 metros de profundidade. Ao chegar é notável a mudança de temperatura que fica entre 18 a 20 graus, um ar condicionado natural.
Ainda em seu interior existe água, mas bem menos, pois enquanto caminhamos não nos molhamos apenas em alguns trechos da gruta com a lanterna se percebe a existência dela.
Chegando ao final é preciso “escalar” pedras que facilitam nossas subidas, pois com o tempo foram se juntando e se transformando numa espécie de escada. A distancia é quase a mesma da decida.
A um rio na fazenda que não passa por dentro da gruta lapa doce mas faz parte de todo seu contexto natural e as formações de “esculturas”.
Um rio de águas cristalinas, bastante parecido com as praias do Caribe sendo possível ver seu fundo. Há locais que a profundidade chega a ter 5m. Variados são os tipos de peixe que o habita, tendo um equipamento básico de mergulho já se podem ver claramente todos eles. Rodeados por uma mata verde, uma natureza quase intocada pelo homem, as pedras gigantes também faz parte do esplendoroso cenário natural, formando grutas de todos os tamanhos. Podendo ser visitadas andando sem precisar passar pelas águas ou ás que somente pelo rio se pode chegar.

Nenhum comentário: