quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Santo Amaro tá que é só alegria!!!

Rafaela Anunciação

- A senhora está alegre? - pergunta a repórter.

- Não sei dizer o que estou sentindo, se alegria, se tristeza, se felicidade...Sei que estou sentindo tudo junto. Não sei explicar.

É assim que Canô Veloso, ou melhor, D. Canô, a pequenina mulher, com um sorriso carinhoso, olhar terno, voz mansa e jeitinho simples de quem mora no interior, define o que estava sentindo num dia tão gostoso, para ela e para aqueles que a conhecem e admiram. Graças a ela, temos o privilégio - para alguns pelo menos - de ouvir a melodia da voz de Caetano e o firme soar das notas cantadas por Maria Bethânia.

Vestida toda de branco, como tradicionalmente, a virginiana mais antiga da família Veloso passeia pelas ruas de paralepípedos desalinhados com a ajuda de alguns amigos e se dirige à igreja Nossa Senhora da Purificação, onde será realizada uma missa de ação de graças pelos seus 100 anos vividos, aparentemente, com muito orgulho.

- Mainha, não encontrei a senhora no caminho! Bença maínha! - fala Caetano, com seu legítimo sotaque de "baianinho arretado de Santo Amaro", bem arrastado e preguiçoso. O abraço é dado logo em seguida e ele precisa quase se ajoelhar para isso.

- Parabéns viu minha mãe!

E ela retribui com um abraço que apresenta um misto de fortaleza, sinceridade, amor e sensibilidade.

E a caminhada prossegue rumo à igreja. Lá, o arcebispo D. Geraldo Magela aguarda a aniversariante para iniciar a celebração. Bênçãos proferidas e pedidos de mais longos e duradouros cem anos concluídos, D.Canô recebe ainda a homenagem de Bethânia que canta junto com o coralzinho da igreja. Emocionada, como não podia deixar de ser, elogia sua mãe com o orgulho de quem ganha um troféu. E realmente ganha, afinal, não é todo dia que alguém pode abraçar uma mãe que completa cem anos.

Gilberto Gil, Regina Casé, Margareth Menezes, Paulo Souto, o governador Jacques Wagner, os representantes da família ACM, marcam presença no aniversário de D. Canô.

A festa é aberta para parentes e amigos íntimos que festejaram com ela toda "intimidade" desse momento.

Nenhum comentário: